Fonsatti Advogados Associados - 19/10/2018

EFICÁCIA DA MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Por: Paula Ramos da Silva

A motivação é essencial para a vida. Sabemos que uma pessoa desmotivada sofre pela insatisfação de não ter um rumo a seguir, mas motivação é algo que pode ser aprendido e cultivado.

As organizações já se deram conta da importância das pessoas e da maneira como são administradas, diferentemente do que ocorria no passado quando o foco recaia apenas sobre a tecnologia do produto ou no processo.

É preciso considerar que, embora as pessoas precisem ser administradas pelas organizações como seu recurso humano, não se pode perder de vista que elas são seres humanos, que querem ser felizes e ter qualidade de vida, que tem outros vínculos além daqueles que mantém com as suas organizações e que seus objetivos nunca coincidem integralmente com os da organização, ainda que possam ter muitos pontos em comum.

Em termos visíveis nas organizações, a motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de determinada meta, onde intensidade refere-se a quanto esforço uma pessoa depende. Ela é o impulso de exercer uma ação para alcance organizacional, mas que também tenha uma capacidade de satisfazer a alguma necessidade individual.

O ser humano possui limitações racionais e emocionais, porém deve-se aprender o que e como fazer para que ele possa aflorar todo o seu potencial. Equipes motivadas são imbatíveis. Por mais que algo possa acontecer durante a caminhada, sempre encontrarão saídas possíveis para alcançar os objetivos.

Toda organização depende das pessoas que nela trabalham para que seus objetivos primordiais sejam alcançados. No entanto, saber lidar com todas as particularidades dos seres humanos requer atenção e dedicação, uma vez que cada um possui necessidades, valores, anseios, personalidades e pensamentos diferentes.

A motivação é extremamente essencial tanto para a organização que necessita de metas alcançadas, como para os colaboradores que é o meio utilizado pelas empresas para alcançar seus objetivos.

Nos dias de hoje a motivação é algo imprescindível no desenvolvimento humano. Para a pessoa motivada fica mais fácil e prazeroso a realização de tarefas na empresa, estudar, fazer atividades e etc., tornam-se pessoas mais criativas e autossuficientes.

São fatores de desmotivação no trabalho o salário insatisfatório; local inadequado de trabalho; falta de reconhecimento profissional; demanda de trabalho superior que a estipulada; falta de organização, gestores autoritários, entre outras.

Por sua vez, são fatores motivacionais, ter um bom líder; trabalhar em equipe; aprimorar os trabalhos; desenvolver as pessoas; boa e justa remuneração; ambiente de trabalho seguro e estável.

Motivação é um processo, não um evento isolado onde se aperta um botão e pronto, o funcionário está motivado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS