Fonsatti Advogados Associados - 26/03/2020

OS IMPACTOS DO COVID-19 NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS EMPRESAS

Em um passado que ainda nos permite um frescor da memória, a Controladoria Jurídica dos escritórios de advocacia alinhava, junto as equipes, os planos e metas para o ano de 2020.
Definidas as metas, tudo andava bem, até que o mundo parou!
Os planos recém natos, que até então pareciam ser indestrutíveis foram remanejados com data a ser definida. As métricas milimetricamente calculadas para ascensão, viraram a curva e baixaram o nível. As prospecções balizadas passaram a encontrar restrições para serem alcançadas e o plano de diminuição do tempo útil do processo foi inicialmente barrado com a suspensão da maioria dos prazos processuais do país.
Mudanças de planos como estas, geram, por consequências, alterações substanciais no faturamento dos escritórios que, por sua vez, também tinham planos de crescimento.
De fato, o COVID-19 trouxe uma mudança significativa no Planejamento Estratégico dos escritórios de advocacias.
Inobstante os obstáculos impostos aos planos e metas para o ano de 2020 e a turbulência vivida nos últimos dias é importante entendermos que os planos foram adiados, jamais cancelados.
Isso porque, é perfeitamente possível remanejar para este período de reclusão os planos e metas que envolvam o estudo, a elaboração de artigos, palestras, treinamentos e conteúdo, a implementação e organização de dados no Software, a eliminação de arquivos físicos, etc.
Ademais, o momento é perfeito para atingir as metas de contato com os clientes antigos – e até mesmo incluir os atuais clientes – e questioná-los se, em meio à turbulência que estamos passando, os profissionais do escritório podem ser útil em alguma coisa.
Certamente, superado o período de clausura, os profissionais estarão ainda mais preparados para seguir o Planejamento Estratégico e cumprir o restante das metas.
O outono realmente chegou trazendo inúmeros desafios.
Porém, é em meio a este turbilhão de mudanças que é preciso se reinventar.
Reinvente o Planejamento Estratégico de sua empresa, reinvente a sua forma de trabalho e o meio de comunicação com o seu cliente. Reinvente, acima de tudo as perspectivas de sua empresa pois certamente, findados estes dias difíceis, sairemos mais fortalecidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS