Fonsatti Advogados Associados - 20/07/2018

Qualidade do ambiente de Trabalho

Por: Paula Ramos da Silva

Em um ambiente de trabalho, a qualidade de vida é essencial, pois é a percepção do bem-estar e está associada à ética das condições humanas, quando se atua nesse tema sempre surgem muitos conceitos e ideias, entre elas está o programa 5S.

O programa 5S já era utilizado pelo Japão desde a década de 60, e foi à base de implantação dos sistemas de qualidade que recuperaram a economia daquele país e deram aos produtos japoneses o padrão de qualidade que possuem atualmente.

A metodologia tem como base a implantação do sistema de qualidade total e recebeu esse nome em função das seguintes palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalizar) e Shitsuke (disciplina). No Brasil, é comum a utilização da palavra “senso” antes de cada um dos hábitos propostos pela teoria.

Embora os conceitos sejam simples, a implantação dos hábitos da metodologia 5s demanda mudanças profundas de atitude em todos os colaboradores envolvidos. O Objetivo do programa 5S é Mobilizar, motivar e conscientizar todos da empresa para um padrão de atitudes e comportamento que se reflita na manutenção e melhoria continua de excelentes condições de limpeza ordem e segurança do ambiente de trabalho. Com essas mudanças uma organização ganha eliminação de desperdícios, desenvolvimento da criatividade, aumento da produtividade, prevenção de acidentes, melhoria de processos, qualidade de vida, bom atendimento dos clientes e o aproveitamento do espaço físico.

Planejar a qualidade significa conhecer acima de tudo o que o cliente deseja seus anseios e necessidades, e conseguir traduzi-los em características mensuráveis para poder gerenciá-los de maneira eficaz.

Um bom ambiente de trabalho, além de caracterizar-se pela paz e bom relacionamento entre os colegas de profissão, depende, igualmente, da eficiência na realização das atividades diárias.

Assim, é fundamental que o ambiente físico favoreça o andamento adequado das atividades. Um local confortável, bem equipado, com iluminação, ventilação e tecnologias necessárias à execução das tarefas evita que os colaboradores se estressem por conta de problemas operacionais. Isso contribui para a fluidez e otimização dos trabalhos.

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