Fonsatti Advogados Associados - 06/04/2018

Trabalho Sob Pressão

Por: Paula Ramos da Silva

Em um mundo competitivo, dinâmico e que nunca para, trabalhar sob pressão faz parte do negócio. Embora não seja possível eliminar esse componente característico do mercado de trabalho, há muito que fazer para suavizá-lo. Primeiramente, vale esclarecer o que é trabalhar sob pressão: Nada mais é do que você conseguir trabalhar de forma organizada, cumprir seus prazos – sem se deixar influenciar por coisas externas e entregar com qualidade. O trabalho sob pressão é muitas vezes o resultado do acúmulo de tarefas e da desorganização profissional.

Mas como podemos trabalhar sob pressão? Uma das principais estratégias para reduzir a pressão no trabalho é a organização. É preciso parar e analisar todo o contexto. Inclusive, se você tem recursos e tempo hábil para entregar as demandas. Neste caso profissional deve observar quais são suas fraquezas e quais são seus pontos fortes e, em relação às demandas, deve analisar onde estão as chances de ocorrer mais problemas e erros. Quanto mais claro for o cenário para o profissional em relação ao tempo, recursos, pontos que geram problemas, mais fácil será tomar decisões. Isso também ajuda o profissional a dizer alguns “nãos”. Quando o profissional não é organizado, ele vai aceitando todas as demandas que chegam todos os pedidos dos clientes, dificilmente recusando uma tarefa. O problema é que essa atitude é justamente o que vai levá-lo a ter de lidar com prazos impossíveis, sem os recursos suficientes.

Porque é importante lidar com a pressão do dia-a-dia?  1- A pressão é uma oportunidade para desenvolvimento – Assim como os músculos se desenvolvem sob pressão, um princípio básico da musculação, no dia a dia, ela nos torna mais forte e mais preparado. Portanto, encare a pressão como uma oportunidade para se desenvolver tanto emocional quanto profissionalmente. 2- A pressão e o autoconhecimento – A pressão faz com que vivamos situações diferentes e desafiadoras, é uma importante aliada no processo de autoconhecimento. Aproveite-a em seu próprio benefício. 3- É um momento para provar o seu valor – Não se cobra de quem não tem capacidade, Se há pressão, é porque você é capaz de usá-la a seu favor. Não se esqueça de que a pressão tem o poder de te levar mais alto! Por isso, saber trabalhar sob ela é fundamental para uma carreira de sucesso.

Algumas dicas são primordiais àqueles que trabalham sobre a pressão: seja organizado e mantenha a calma. Mas não confunda calma com morosidade ou lentidão. Calma é ter serenidade de ânimo, ou seja, não se desesperar. Cuide de sua linguagem corporal; Seja proativo e acredite em seu potencial; Descontrair faz bem; Defina prioridades faça um cronograma; Converse; Desligue-se.

“O que quer que você faça, Faça bem feito!

Faça tão bem feito que, quando as pessoas te verem fazendo elas queriam voltar

e ver você fazer de novo e queriam trazer outros para

 mostrar o quão bem feito você faz aquilo que faz”.

Walt Disney

NOTÍCIAS RELACIONADAS